Por: Ronaldo Damaceno | Gestão Executiva em Saúde
Recentemente lançamos uma campanha com a seguinte mensagem:
“Olá Doutor! Sou especialista em ampliar, em até 4 vezes, o faturamento de médicos que trabalham em clínicas e pensam em empreender. O resultado não é apenas financeiro, mas principalmente viabilizar um atendimento humanizado e digno aos pacientes. Se faz sentido para você, vamos nos conectar?”
Para nossa surpresa, tivemos muitas interações e a principal perguntaprincipal foi: isso é realmente possível?
Resolvi elaborar esse artigo, com objetivo de elucidar essa dúvida, bem como de me colocar a disposição para uma explicação mais detalhada desta possibilidade. Peço apenas, que leia o artigo com atenção. Anote suas dúvidas e depois, se fizer sentido para você, Agende uma reunião online sem compromisso.
Contexto Geral de Médicos no Brasil em 2009
Estudos divulgado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2009, demonstram que o número de médicos no Brasil, cresceram quase o dobro do total da população, durante o período de 2000 a 2009.
Ao longo desses anos, a quantidade de médicos em todo o país aumentou 27%, enquanto a população brasileira cresceu 12%. Ofertando um profissional médico, para cada grupo de 578 habitantes. Em 2000, essa relação era de um profissional para 658 habitantes.
Se considerarmos esse acréscimo, poderíamos concluir que, a possibilidade de acesso à assistência clínica, estaria a caminho dos padrões dos países mais desenvolvidos do mundo. Infelizmente, a análise dos dados releva a cruel realidade da distribuição dos médicos pelo território nacional.
Infelizmente existe uma concentração de 72% dos médicos em atividade nos estados das regiões Sul e Sudeste; e a maioria dos profissionais restantes estão estabelecidos no litoral e nas capitais. No Rio de Janeiro, por exemplo, há, no interior do estado, um médico para cada grupo de 598 habitantes; na capital, há um profissional para 172 habitantes.
Número de Médicos na Atual Realidade do Brasil
O Brasil conta atualmente com 562.206 médicos, 80,86% a mais do que em 2010. Os dados constam no estudo da Demografia Médica no Brasil (DMB).
Nesse mesmo período de 23 anos, a população geral do país cresceu cerca de 27%.
Isso indica que cresceu também o número de médicos por habitantes: em 2000, a taxa era de 1,41 médico por 1.000 pessoas; em 2010, a proporção foi para 1,63; e em janeiro de 2023, a densidade subiu para 2,60 profissionais por 1.000 habitantes.
Pesquisa revela que os Médicos estão concentrados nas grandes Capitais
A pesquisa destaca ainda que, mais da metade dos médicos, estão concentrados nas grandes capitais brasileiras, o que representa uma proporção de 6,13 profissionais por 1.000 habitantes.
- Sudeste: 3,39 médicos por 1.000 habitantes
- Centro-Oeste: 3,10 médicos por 1.000 habitantes
- Sul: 2,95 médicos por 1.000 habitantes
- Nordeste: 1,93 médico por 1.000 habitantes
- Norte: 1,45 médico por 1.000 habitantes
Essa desigualdade pode ser ainda maior quando analisados alguns estados brasileiros. Os que possuem maior densidade de médicos por 1.000 habitantes são o Distrito Federal (5,53), Rio de Janeiro (3,77), São Paulo (3,50) e Santa Catarina (3,05). As menores proporções estão no Pará (1,18), Maranhão (1,22) e Amazonas (1,36).
O que Isso Revela sobre o Número de Médicos no Brasil
É crescente o número de médicos em todo território nacional. A população cresce menos, que o número de profissionais liberados para trabalhar. O que aumenta a concorrência e a migração dos clientes/pacientes. E quando aumentamos a demanda, para uma rede saturada, os preços de remuneração, automaticamente caem.
Ronaldo Damaceno
Crescimento de Beneficiários de Planos de Saúde, Segundo ANS
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou recentemente que o número de beneficiários de planos de saúde referentes a janeiro de 2023 chegou a 50,2 milhões. Já os planos exclusivamente odontológicos registraram 30,7 milhões de usuários, mantendo o amplo crescimento do ano passado.
Nos planos médico-hospitalares, em um ano, houve crescimento de 1,3 milhão de beneficiários em relação a janeiro de 2022. No caso dos planos exclusivamente odontológicos, somaram-se 2 milhões de beneficiários em um ano.
Nos estados, no comparativo com dezembro de 2022, o setor registrou evolução de beneficiários em planos de assistência médica em 22 unidades federativas, sendo São Paulo, Minas Gerais e Paraná os que tiveram o maior ganho em números absolutos.
Entre os odontológicos, as 27 unidades federativas registraram crescimento no comparativo anual, sendo São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, os estados com maior crescimento em números absolutos.
77% dos Usuários dos Serviços de Saúde estão Desabastecidos dos Planos de Saúde
Apesar deste crescimento, 77% dos usuários dos serviços de saúde, estão desabastecidos dos planos de saúde. Surgindo cada vez mais, os doutores populares e os serviços de cartão fidelidade, com distribuição para redes autorizadas de atendimento, por atendimento particular com desconto.
Com objetivo de atrair essa demanda de usuários, que pagam à vista por seus serviços, em troca de sair da fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde).
Outro fator relevante, é que os planos de saúde, além de pagar pouco pelos serviços prestados, em troca de uma possível demanda. Glosam com facilidade.
Apesar disso ANAP aponta aumento das Glosas Administrativas
Recentemente saiu uma pesquisa da ANAP (Associação Nacional dos Hospitais Privados) que monitora mais de 450 hospitais e serviços médicos, informando que de 2022 para cá, cresceu o índice de glosas administrativas em 3,30%, além de segurar o pagamento, para quase 77 dias, após o atendimento.
Tudo isso, para controlar a sinistralidade ocorrida por conta da pandemia, ou seja, mais uma vez, o prestador pagando a conta.
Dado preocupante e que prova a necessidade de se planejar, diz Ronaldo Damaceno
Custos para os prestadores de serviços de saúde
Os custos dos prestadores de serviços de saúde, dispararam. Muito deles, por estar atrelado ao dólar, como equipamentos, instrumentos e insumos. Outros, por conta do custo país, que não para de crescer. Tais como: aluguel, mão de obra, descartáveis, materiais de escritórios, papelarias, dentre outros.
Geralmente os serviços médicos, pagam com no máximo 21 dias, após a compra. Recebendo em média, a cada 77 dias. Exigindo um fundo de caixa, para equacionar essa realidade, seja via crédito bancário, ou seja, contraindo dívidas ou colocando recursos próprios para capitalizar o negócio.
A conta não fecha diz Ronaldo Damaceno
Para fugir disso, o serviço de saúde, precisa e depende de um percentual de particulares, com pagamento no ato, ou no máximo em cartão de crédito, para reduzir a necessidade de ter que colocar capital próprio para pagar despesas.
Reflexões Exigidas para os Serviços de Saúde neste Cenário
- Os prestadores de serviços de saúde, precisam urgentemente de uma gestão estratégica e executiva, da mesma competência que as operadoras de planos de saúde, para mudar essa situação.
- O planejamento estratégico é o primeiro passo para iniciar a mudança e diferenciar dos demais.
- Outro fator essencial é gerir a empresa com foco na jornada do cliente, que passa a colocar o cliente no centro de sua gestão.
- Repensar o recall e os pacientes de retorno, para horários estratégicos, reservando os horários de maior demanda para produção que gere receita.
- Trabalhar a equipe de atendimento (agendamento, recepção e assistencial), para ter uma visão dos motivos de glosas.
- Estruturar a equipe de faturamento, para uma conferência preventiva, trabalhando em D+1.
- Criar a conferência dos atendimentos diários para reduzir a glosa interna.
- Transformar a equipe de atendimento em vendedores de soluções e serviços.
- Desenvolver parceiros, para agregar valor ao negócio. Utilizando ao máximo da estrutura existente para gerar receitas.
- Fazer investimentos em transformação digital, para reduzir custos repetitivos, custos fixos em mão de obra.
- Reduzir o tempo de resposta com automatização de processos e melhorando a satisfação do cliente com os serviços oferecidos.
- Alinhar a equipe de colaboradores para uma gestão proativa com visão na fidelização de clientes.
- Ampliar fontes de receita, com parceiros existentes que possuem demanda com cartões ou serviços de site para distribuir pacientes com pagamento no ato.
- Utilizar do marketing para que o profissional fique em evidência, com objetivo de valorizar o ticket médio, além de obter mais fácil, os pacientes particulares.
Tudo isso parece impossível para você? Se sim, acredite, a Acreditare Gestores tem a solução perfeita pra você.
Posicionamento da Acreditare Gestores
Acreditare Gestores, comandada por seu CEO Ronaldo José Damaceno, que realizou serviços e contribuiu com diversas empresas, que hoje são protagonistas no que fazem, dos mais diversos e variados tamanhos, impondo diferenciais e ditando regras. Com atuação em centenas de empresas, das quais, 68 delas foram agraciadas com reconhecimento nacional e internacional em Acreditação ou Certificação, gozando hoje de obter êxito extraordinário, evidenciando que, quando existe um projeto, com metodologia, é possível repetir os feitos vencedores.
Defende que a qualidade ainda é um diferencial a ser conquistado pelos serviços de saúde e que a gestão eficiente e eficaz é o caminho certo para se obter resultados superiores.
Se faz necessário uma revisão dos protocolos, dos processos e dos riscos, para garantir a segurança, credibilidade e confiabilidade, melhorando assim, a satisfação do cliente, ora paciente, colega de profissão, ou fonte pagadora.
A humanização deve ser mantida para que os serviços de saúde ganhem o respeito do mercado. Ganhando a fidelização do cliente, para depender menos de ações de marketing.
Reduzir despezas com retrabalho, fazer gestão inteligente de agendamento, são fatores que contribuem para melhorar o ticke médio e aumentar a rentabilidade destes serviços.m monitoramento mensal, relatórios sintéticos e acompanhamento junto a equipe, para que o resultado seja alcançado.
Ronaldo José Damaceno é Gestor Executivo em Produção e Qualidade, Escritor, Consultor, Mentor, Treinador e Comunicador. CEO da Acreditare Gestores.

Conheça Acreditare GES
A Acreditare Gestores oferece a Acreditare GES para clínicas, hospitais, laboratórios, bancos de sangue e clínicas de imagem que desejam alavancar seus negócios com humanização e sustentabilidade.
Com nosso processo de consultoria, ajudamos a sua organização a identificar e definir suas estratégias, mapear suas prioridades, monitorar e analisar seus resultados e alinhar novos posicionamentos com base nas tendências dos indicadores obtidos.
Além disso, nossa equipe oferece treinamento de liderança para engajamento e delineamento de planos para obter resultados superiores, tudo isso com o objetivo de ajudar sua organização a crescer de forma consistente e sustentável.
Se você está buscando uma consultoria em gestão executiva em saúde confiável e eficiente, a Acreditare Gestores pode ajudar. Entre em contato conosco e agende uma reunião para saber mais sobre nossos serviços.
newsletter
- Por que Acreditare GES consegue alavancar seu negócio?Descubra como a Acreditare GES transforma clínicas de saúde em negócios rentáveis com gestão estratégica e resultados consistentes.
- Como Crescer Sua Clínica com Gestão EstratégicaTransforme dados em decisões com gestão executiva e estratégica para clínicas, laboratórios e serviços de saúde
- Acreditare GES é para Clínicas que Querem Crescer com GestãoDescubra como a gestão executiva transforma clínicas comuns em negócios prósperos, com aumento de faturamento, eficiência e sustentabilidade.
- O resultado vem daquilo que você prioriza fazer hojeTentar priorizar tudo é o erro mais comum dos gestores. Quem deseja resultado real, precisa definir prioridades com clareza e estratégia.
- O que é a consultoria em gestão executiva em saúdeConsultoria em gestão executiva em saúde é um serviço oferecido por empresas especializadas em organizações de saúde para melhorar seus processos de gestão




