Princípios da Qualidade Segundo os seus Idealizadores

Segundo Crosby:

  • Cumprimento dos Requisitos – Fazer aquilo que foi solicitado, obedecendo ao prazo e condições pré-estabelecidos.
  • Sistema de Prevenção – análise prévia dos procedimentos, etapa por etapa, com objetivo de corrigir os erros internamente.
    Zero Defeito – É o espírito que toda organização deve ter. “Trabalhar certo da primeira vez”.
  • Preço do não-cumprimento – É o custo do ato de refazer. A correção do erro (Glosas).

Segundo Deming:

  1.  A melhoria de um produto ou serviço tem de ser um propósito constante.
  2.  Uma nova filosofia precisa ser adotada. Não se pode mais aceitar normalmente atrasos, erros, materiais defeituosos e erros humanos no trabalho.  Qualidade precisa se tornar uma nova religião.
  3.  É fundamental acabar com a dependência da inspeção em massa e assegurar-se da incorporação da Qualidade mediante a mensuração por meio de evidências estatísticas. A Qualidade não vem da inspeção, e sim da melhoria do processo.
  4.  O negócio não deve ser encarado na base exclusiva do preço.
  5.  O sistema de produção e prestação de serviços tem de ser melhorado continuamente.
  6.  A formação na empresa deve ser institucionalizada. Treinar para educar, capacitar, confiar, delegar, inovar.
  7.  A liderança deve ser adotada e instituída. Adotar novos métodos de gerenciamento dos empregados, com ênfase na Qualidade para melhorar a produtividade.
  8.  O medo deve ser eliminado. Afaste-o do ambiente de trabalho, para que todos possam executar suas atividades de forma efetiva para a empresa.  Encorajar a criatividade e os métodos para a solução dos problemas e melhorar a produtividade.
  9.  As barreiras entre os diferentes departamentos devem ser eliminadas. Todos os setores devem trabalhar juntos.
  10.  Slogans, exortações e objetivos dirigidos à força de trabalho devem ser eliminados. Devem-se eliminar metas numéricas, slogans e alvos para os empregados, se não forem fornecidos métodos efetivos para que sejam atingidos.
  11.  As cotas numéricas impostas à força de trabalho devem ser eliminadas. A liderança de Qualidade incentiva os trabalhadores a monitorizar diversas variáveis, dentro e fora da organização, e não usadas como critérios para julgar indivíduos.
  12.  As barreiras que retiram das pessoas o orgulho no seu trabalho devem ser eliminadas. Existe uma unidade de propósitos em toda empresa, de acordo com uma visão clara e amplamente compreendida. Esse ambiente propicia um comprometimento total de todos os funcionários. As recompensas vão além de benefícios de salários, instituindo a crença de que “somos uma família” e fazemos um trabalho excelente.
  13.  A educação e o estudo devem ser encorajados. Em uma organização de Qualidade, todos estão aprendendo o tempo todo. A gerência incentiva os funcionários a elevar constantemente seu nível de capacitação técnica e habilitação profissional. As pessoas adquirem um domínio ainda maior de suas tarefas e aprendem a ampliar sua capacidade.
  14.  É necessário iniciar ações imediatas para que a transformação se dê. Tome a iniciativa para realizar a transformação. A transformação é tarefa de todos

Segundo Juran:

  1. Deve-se ter consciência da necessidade e oportunidade de melhorar.
  2. Devem ser estabelecidos metas.
  3. Devem-se formar e treinar pessoas.
  4. As soluções para os problemas devem ser rapidamente implementados.
  5. Para que as metas sejam alcançadas, é necessário que a empresa se organize criando um conselho ou comitê da Qualidade, nomeando coordenadores, selecionando os projetos de melhoria, identificando problemas.
  6. O trabalho efetuado deve ser reconhecido.
  7. Os resultados devem ser comunicados.
  8. Os resultados conseguidos devem ser mantidos.
  9. O programa anual de Qualidade deve fazer parte da rotina da empresa.

Segundo a ISO 9001:

  1. Foco no Cliente
  2. Liderança
  3. Envolvimento das pessoas
  4. Abordagem de processo
  5. Abordagem sistêmica para a gestão
  6. Melhoria contínua
  7. Abordagem factual para a tomada de decisão
  8. Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores

Segundo a ONA – Organização Nacional de Acreditação

  1. Visão Sistêmica;
  2. Liderança e Estratégias;
  3. Orientação por processos;
  4. Desenvolvimento das pessoas;
  5. Foco no cliente;
  6. Foco na prevenção;
  7. Foco na Segurança;
  8. Responsabilidade Socioambiental;
  9. Cultura da Inovação;
  10. Melhoria Contínua;
  11. Orientação para Resultados.

Segundo a visão do programa RD Quality da RD Consultoria

  1. Planejar a Qualidade
  2. Desenvolver Pessoas
  3. Gestão Participativa
  4. Gerenciar Processos
  5. Disseminar Informações
  6. Aperfeiçoar Continuamente
  7. Constância de Propósitos
  8. Zero Defeitos
  9. Garantir a Qualidade
  10. Satisfazer Clientes
  11. Resultados Desejados = RD

Conclusão

Esperamos ter contribuído de alguma forma com você para a divulgação destes princípios para que a qualidade possa nascer de dentro para fora, pois a qualidade para ser boa, precisa vir de dentro. A qualidade fazendo parte de você.

Ronaldo J Damaceno

Gestor Executivo em Saúde

Gestor Executivo de Produção e Qualidade

Fone: +55 11 3230-8661

Celular: +55 11 98221-8006

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